Alimentação escolar
O objetivo desta pesquisa é de como introduzir uma alimentação equilibrada em crianças que não tem acesso a esse tipo de alimento por diversos fatores, impossibilitando um desenvolvimento físico e mental.
A temática se justifica pela dificuldade da aceitação do alimento nessa faixa etária, muitas vezes pela falta de recursos da família ou descaso dos pais de apresentar o alimento para criança. Existem também as crianças com necessidades especiais que tem dificuldades de se alimentar, decorrentes de suas limitações .
Estas questões nos levam a pensar de que forma poderemos incentivar essas crianças aceitarem esta diversidade de alimentos?
Assim de maneira preliminar pensa-se que a escola deveria ser o ponto de partida, tendo como princípio a importância da alimentação no desenvolvimento físico e mental .Esta questão poderia ser abordada através de projetos ,atividades que despertem o interesse não só da criança ,mas dos pais e educadores.
O trabalho com a identidade representa mais um importante espaço para a integração entre família e instituição .Desensolver atitudes de respeito às particularidades de cada grupo familiar favorece ,por exemplo ,que o professor e os outros profissionais de educação infantil compreendam a dificuldade de uma criança em usar talheres , quando em casa o costume é comer com as mãos. Ao lado dessa atitude permanente de respeito e compreensão ,podem-se planejar momentos específicos de colaboração entre a instituição e as famílias .(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,1998 ,vol.2,pag.42) .
Através dessa integração entra família e a escola ,poderíamos avaliar o histórico de vida dessas