Alimentação dos hamsters
Ração Pode ser facilmente encontrada em lojas do ramo ou supermercados. Inclui diversas sementes, tais como: milho, amendoim, trigo, ervilha, aveia, alpiste, semente de girassol e abóbora e outros grãos secos. Também contêm ração para roedores (desde que não possuam hormônios ou antibióticos), frutas secas em pequenas doses, como passas, banana, uva, etc. Nessa ração ainda podem ser adicionados pequenos pedaços de bolacha (do tipo água e sal) se o hamster gostar. Além disso, na época da gravidez da hamster e amamentação dos filhotes (ver seção Reprodução), essa ração ainda leva ração de gato, a fim de que o número de vitaminas e proteínas ingeridas aumente.
Vegetais e frutas Os vegetais (cenoura, couve, couve-flor, brócolis, etc.) e as frutas (maçã, uva e outras) constituem uma fonte de peso em matéria de alimentação. Além de serem ótimas fontes de vitaminas (principalmente) ainda contém uma grande quantidade de água. Apesar de o número de limitações a respeito da alimentação ser pequena, é preciso sempre tomar alguns cuidados, como, por exemplo lavar bem os vegetais e frutas e sempre ser dados crus, para não perder as vitaminas.
Água É, sim, um item obrigatório e indispensável para a manutenção da saúde do hamster. A quantidade ingerida varia em função da época do ano, da idade do animal e da quantidade de vegetais na dieta. A inclusão desse último item, mesmo em abundância, não implica na retirada da água da dieta básica do hamster.