Alimenta o ind gena
Os pratos típicos da culinária indígena são Tapioca, Pirão e Beiju.
A tapioca é feita com a fécula extraída da mandioca, que ao ser espalhada em uma frigideira aquecida coagula-se e vira um tipo de panqueca. O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco ou queijo coalho.
O pirão é um caldo grosso feito de farinha de mandioca e caldo de peixe
O beiju, bolo feito de massa de tapioca ou de mandioca muito fina, enrolada.
A caça era outra das principais fontes de alimento. As principais carnes eram as de mamíferos, como o porco-do-mato, o veado, macacos e a anta. Eram preparadas com pele e vísceras, o pêlo queimado pelo fogo e os miúdos, órgãos internos, depois retirados e repartidos.
Os índios também realizavam a pesca, de peixes, tartarugas, moluscos e crustáceos.
Os maiores peixes eram assados ou moqueados e os menores cozidos, sendo o caldo utilizado para fazer o pirão. E também secavam os peixes e socavam até fazer uma farinha, permitindo ser transportado durante viagens e caças. Com os peixes moqueados eles faziam farinha de peixe e paçoca, alimentos que se conservavam por muito tempo. Chamavam de muqueca o peixe envolvido em folhas de bananeira e mixira o peixe assado.
Com as tartarugas era preparado o Sarapatel, ou também conhecido como Chibé. Cozido no próprio casco. Ou serviam sua carne assada, picada em pequenos pedaços, com farinha e água, um dos mais populares e tradicionais alimentos da região amazônica.
Outro prato bastante consumido pelos índios, era a Sopa de aviu, um camarão minúsculo, engrossada com farinha de mandioca.
A mandioca é a base da alimentação, sendo o milho também importante.
Para temperar os alimentos usavam a pimenta, limão e sal, extraído do mar.