Alienação parental- questionário
1 ) Quais aspectos que você considera dessa realidade denunciada no documentário, que interfere no processo de Desenvolvimento de crianças e as conseqüências que irão refletir na sua formação ?
Resposta: A Psicologia explica que alienação parental é quando “ Um Genitor altera a percepção da criança sobre o outro genitor” segundo a Psicóloga Andréia Calçada. Sobre esse aspecto, existe uma interferência causando dano à criança. Pois desde a concepção da vida, o normal é que a criança tenha um pai e uma mãe a não ser em casos de falecimento pós-parto, ou morte próxima ao nascimento. A Criança cresce em uma sociedade em que a família exerce importante papel. Condensam ensinamentos, experiências, reúnem-se em datas festivas, em datas como se conotam “familiares”. E com o convívio com outras crianças acabam por em algum momento em caso não tenham, buscar aquela pessoa, que para outras representam grande importância nas vidas. Mas essa busca não é tão simples em alguns casos, por alguns motivos ao invés de incentivarem a procura ao genitor não tão presente, restringem a imagem daquela pessoa debilitando qualquer tipo de convívio. É como no Caso das irmãs que a mãe inventava séries de mentiras, afim de que o pai não se aproximasse das filhas, transmitindo-as uma imagem de uma péssima pessoa, imagem essa que carregaria por uma vida inteira acarretando sérios distúrbios, fazendo com que no futuro tenha que haver uma reconstrução psicológica dificultada.
2 ) A Violência familiar é parte desse processo de incentivo ao conflito e agressão. Por quê?
Resposta: O porquê dessa questão pode ser explicado pelo fato do genitor tentar induzir fazendo uma lavagem cerebral quando o filho ainda criança, por ainda não ter um discernimento e não existir um conceito feito sobre determinado tema. Age de modo que a repulsão para com outro seja enfático, que o filho conviva com a idéia do abandono, frustrando e delegando