Alianças militares
Por que uma porção de países atacou outra porção de países? Porque, antes de a guerra começar, cada um dos lados estava unido por alianças militares.
A França e a Inglaterra se aliaram por causa do inimigo comum, a Alemanha. A Alemanha pensava em fazer uma estrada de ferro que iria de Berlim (capital alemã) até a cidade de Bagdá, na Pérsia (hoje, Iraque). A ferrovia transportaria o petróleo do Oriente até as indústrias alemãs. Os ingleses e os russos detestaram esse projeto: os ingleses, porque queriam controlar sozinhos o petróleo do Oriente; os russos, porque a Alemanha estava se aproximando do decadente Império Turco, por onde passaria grande parte da ferrovia Berlim-Bagdá. Como planejava tomar alguns territórios que pertenciam à Turquia, a Rússia não via com bons olhos a recente amizade dos alemães com os turcos.
Tríplice Entente / Tríplice Aliança
A Tríplice Entente ( = entente é mais usado na política, significa acordo, contrato).Foi uma aliança feita entre a Inglaterra, França e o Império Russo para lutarem na Primeira Guerra Mundial contra o pangermanismo e as expansões alemãs e austro-húngaras pela Europa
Na Primeira Guerra, duas alianças lutavam, a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália).
Posteriormente, recebeu apoio da Itália, que fez um trato com a Inglaterra; dos Estados Unidos, pois a Alemanha a fundou um navio inglês com americanos e perdeu o apoio russo, devido as guerras civis internas. Os Estados Unidos também chegaram a participar da guerra porque viram que a Tríplice Entente estava perdendo e como tinha vendido mercadorias (armas, capacetes, canhões, etc.) que só seriam pagas após a guerra, entrou nesta para garantir a vitória de seus compradores, pois se perdessem a guerra, não poderiam pagar essas mercadorias, em 1917 também Portugal entrou nesta aliança, pois fora da guerra, via as suas colônias ameaçadas pelos estados que sairiam vencedores e