Aliança Batista Mundial
A Aliança Batista Mundial é uma aliança global de igrejas e organizações batistas, formada em 1905 no Salão Exeter, em Londres, durante o primeiro Congresso Mundial Batista. A primeira Constituição adotada continha o seguinte na sua introdução:
"Considerando que, na providência de Deus, chegou o momento em que cabe manifestar de forma mais completa a unidade essencial no Senhor Jesus Cristo como Deus e Salvador das Igrejas de fé e ordem Batista em todo o mundo, e para promover o espírito de comunhão, serviço e cooperação entre elas, apesar de reconhecer a independência de cada Igreja particular e sem assumir as funções de qualquer organização existente, concordou-se em formar uma Aliança Batista Mundial, extensiva ao mundo todo".
Foi aberta a participação para "qualquer União, Convenção ou Associação de Igrejas Batistas", e foi decidido que a Aliança "se reuniria ordinariamente em assembleia geral uma vez a cada cinco anos, salvo determinação em contrário da Comissão Executiva". A primeira foi em Londres (1905) e a última em Honolulu (2010), sendo que em 1960 a Assembleia foi realizada no Rio de Janeiro. O Pastor Nilson do Amaral Fanini presidiu a Aliança Batista Mundial de 1995 a 2000. O Pr. Fausto Vasconcelos (ex-PIBRJ) é o atual diretor do Departamento de Evangelismo, Missão e Reflexão Teológica.
PREÂMBULO: ALIANÇA BATISTA MUNDIAL: UNIDADE E DIVERSIDADE
1. "A Aliança Batista Mundial, estendendo-se por toda parte do mundo, existe como uma expressão da unidade essencial do povo batista no Senhor Jesus Cristo."
2. A Aliança Batista Mundial (ABM) existe como "um movimento global de batistas que compartilham uma mesma confissão de fé em Jesus Cristo, unidos pelo amor de Deus para apoiar, encorajar e fortalecer uns aos outros, enquanto proclamam e vivem o Evangelho de Jesus Cristo no poder do Espírito Santo perante um mundo perdido e ferido".
3. A ABM organiza o seu trabalho em torno de cinco focos de compromisso, a saber: