Dossiê
BIANCA BATISTA
GUSTAVO RICARDO
ISABELLE OLEINIK
LISIANE EMELISE
RAIANE MARTINS
DOSSIÊ
Curitiba
04/2013
Sumário
Introdução
* Primeira guerra mundial
A primeira vez na história que todo o planeta, se justifica pelas proporções que o confronto alcançou, pelo aparato bélico que foi mobilizado e pela destruição devastadora que provocou. Pelas novas armas deram aos países capitalistas o poder quase absoluto de matar e destruir. A insatisfação entre as nações que tinham chegado tarde à partilha da África e Ásia, e os mercados e fontes de matéria-prima dos governos capitalistas demonstravam interesses estratégicos para vencer a eterna competição na Europa e no mundo.
* Segunda guerra mundial
Um grande motivo para o surgimento desta Guerra foi em 1930, Hitler vindo com seu governo e desrespeitando o tratado de Versalhes, com objetivos de expansionismo e militarismo, para tentar conseguir territórios perdidos na primeira guerra. Este governo era mais conhecido como nazismo, onde tentaram impor o militarismo em uma grande parte do mundo.
Primeira Guerra Mundial
* Início
O estopim começou depois do assassinato do Príncipe do Império Austro-húngaro Francisco Ferdinando em uma passeata, por um jovem criminoso de um grupo chamado Mão-negra, no dia 28 de junho de 1914.
* Alianças
Tríplice Aliança era formada por: Itália, Império Austro-húngaro e Alemanha.
(a Itália passou para a outra aliança em 1915)
Tríplice Entente era formada por: Rússia, França e Inglaterra.
* Desenvolvimento
Soldados ficavam nas trincheiras lutando para conseguir um pedaço de território. Mais de 10 milhões de homens foram mortos. Eles eram mortos pelos inimigos, pela fome e/ou doenças. Enquanto isto mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas.
* Tratado de Versalhes
O tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919, na França, pelos representantes dos governos das tríplices. Todos os países já estavam com