alianz
- Questões em causa:
- Quais as principais transformações originadas pela Expansão?
- Como se construiu a Modernidade?
- A Expansão, as grandes viagens e o conhecimento do mundo
- A Expansão portuguesa e espanhola dos séculos XV e XVI abriram à Europa e ao mundo novos povos, culturas e conhecimentos. Possibilitou também um conjunto de transformações sociais, políticas, económicas, demográficas, científicas e tecnológicas sem paralelo, ou seja, mudanças sociais em diferentes espaços e tempos.
- Segundo vários autores, o feito de Vasco da Gama em 1498 (descoberta do caminho marítimo para a Índia) marca o início da globalização.
- Inicia-se então o colonialismo, processo de dominação política e económica europeia da África, Ásia e América, sucedendo-se á destruição de vidas, destruição das culturas dos povos destas regiões e desarticulador das suas economias.
- O contacto europeu com povos diferentes, a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, os novos produtos que chegam à Europa, o tráfico de escravos, o comércio de especiarias e ouro, os avanços científicos sem paralelo, entre muitos outros acontecimentos, vão impulsionar o início da Modernidade.
A Europa também passou por uma expansão. No inicio do séc. XI, a Europa estava a tentar recuperar de uma situação de crise .
Os europeus iniciaram um processo de expansão procurando soluções para resolver o problema como:
- Falta de cereais;
- Falta de ouro;
- Falta de matérias-primas e de mão-de-obra.
- A Modernidade e a abertura para a permeabilidade social
- A Modernidade é caracterizada por uma nova mentalidade que se desenvolve com o conhecimento de “novos mundos”, que os europeus desconheciam na altura, e com as transformações vividas pela Europa a partir do período renascentista.
- A Modernidade tem as suas origens nos séculos XV e XVI, com a teoria heliocêntrica de Copérnico (1473-1543), as leis de Kepler