logistica
Por volta do ano de 930 antes de Cristo, o reino de Israel foi dividido em 12 tribos, sendo 10 do reino do norte e dois do reino do sul.
Pouco mais de 50 anos antes, Davi que era rei de Israel tinha o reino todo unido, com sua morte, assumiu o reinado Salomão, que por 40 anos reinou com o mesmo reino unido, porem não significava que o reino era amigável.
Com a morte de Salomão, o lado norte resolveu criar uma nação com as 10 tribos, e assim o reino se dividiu em reino do sul e reino do norte.
E como os reis do reino do norte não eram bom aos olhos do senhor, Deus levanta Elias, um profeta que vem pra confrontar o rei (Acabe) e não pra confortar, que na maioria dos casos era a função dos profetas escolhidos por dedos humanos atrelados aos deuses pagãos (Jezabel ficou enfurecido com Elias por ter matado 450 de seus profetas que diziam tudo que ela gostava de ouvir, profetizavam poderes e glorias).
Elias foi o primeiro de uma longa linhagem de profetas que Deus mandou a Israel, o reino do norte ao longo da sua historia não teve sequer nenhum rei que fosse fiel, e seus sacerdotes eram indicados pelos reis, assim sendo também eram corruptos e não pregavam sobre o Senhor Deus, e sim sobre deuses pagãos.
O ministério de Elias já começa com ele conversando com o rei Acabe, profetizando ao rei que não haveria chuva (VERSICULO), o povo de Israel na época tinha como deus a Baal, que era considerado rei da chuva, quando Elias confrontou Acabe dizendo que não haveria chuva, houve grande espanto, pois não estavam preparados para uma Seca, depois Deus o mandou para o oriente ao lado de um ribeiro onde havia agua, porem Deus ordenou que corvos levassem comida a Elias, de manhã e de noite, depois pediu para que Elias seguisse viajem para Sarepta onde Deus preparou uma viúva para que cuidasse de Elias.
Mesmo com pouca comida e apos hesitar um pouco, a viúva dividi o que tem de comer com Elias, porem teve medo de passar fome, mais Deus não deixou que sua comida