asdfghj
1. Introdução
Entende-se por diagénese todo o conjunto de modificações químicas e físicas sofridas pelos sedimentos desde a deposição até à consolidação e transformação em rochas sedimentares.
Durante a diagénese ocorrem dois processos: compactação e cimentação. A compactação consiste em comprimir os sedimentos por acção dos sedimentos que se vão depositando sobre eles, assim, os materiais que se encontram por baixo são sujeitos a um aumento de pressão, o que vai provocar a expulsão de água que existe entre eles, diminui o volume da rocha tornando-a mais compacta e densa. A cimentação faz com que os espaços vazios sejam preenchidos por materiais de neoformação, resultantes da precipitação de substâncias químicas dissolvidas na água. Estes materiais constituem um cimento que liga os detritos formando uma rocha consolidada.
Com a experiência que se irá apresentar pretende-se exemplificar uma diagénese em várias situações distintas e com rochas de dimensões diferentes.
2. Procedimentos da experiência
2.1. Materiais
- 12 Frascos;
- Água;
- Amostras de areia fina e grossa;
- NaCl (sal);
- Vareta.
2.2. Procedimento
- Primeiramente encheram-se 6 frascos com água;
- De seguida, adicionou-se NaCl (sal) aos frascos com os números 4, 5 e 6 e dissolveu-se o sal na água com o auxílio de uma vareta;
-Encheu-se de areia fina os frascos 3 e 6;
- Depois, encheu-se de areia grossa os frascos 2 e 5;
- Deixaram-se os frascos 1 e 4 sem areia, o 1 apenas com água e o 4 com água e NaCl.
- Colocaram-se os frascos na estufa a 80ºC até terminar a evaporação.
Fez-se uma experiência com o mesmo procedimento, mas ao invés de se colocar na estufa, deixou-se evaporar naturalmente.
3. Resultados
Tendo em conta que a água evaporou em todos os frascos, elaborou-se uma tabela com os resultados e diferenças entre frascos evaporados naturalmente e os frascos evaporados na estufa.
Frasco
Evaporado na Estufa
Evaporado