Alguns elementos químicos
O rubídio é um elemento químico de símbolo Rb de número atômico 37 (37 prótons e 37 elétrons). O rubídio é um elemento metálico leve, branco-prateado e do grupo dos metais alcalinos. A massa atômica é 85, 4678 u. O elemento é altamente reativo, com propriedades similares a outros elementos.
O rubídio pode ionizar-se com facilidade, por isso está estudando-se o seu uso em motores iônicos para naves espaciais, ainda que o xenônio e o césio têm demonstrado uma maior eficiência para este propósito. É utilizado principalmente na fabricação de cristais especiais para sistemas de telecomunicação de fibra óptica e equipamentos de visão noturna.
Estrôncio
O estrôncio é um elemento químico de símbolo Sr de número atômico 38 (38 prótons e 38 elétrons) e de massa atômica igual a 87,6 u. À temperatura ambiente, o estrôncio encontra-se no estado sólido.
É um metal alcalino-terroso (do grupo 2 ou IIA) da Classificação Periódica dos Elementos. Abundante na natureza na forma de sulfatos e carbonatos.
Pirotecnia: Usa-se o nitrato, carbonato ou sulfato de estrôncio para se produzir o espectro de cor vermelha em fogos de artifício.
Ítrio
O Ítrio é um elemento químico de símbolo Y, número atômico 39 (39 prótons e 39 elétrons), com massa atômica 89 u. Na temperatura ambiente o ítrio encontra-se no estado sólido. É um metal da série metal de transição pertencente ao grupo 3 (3B) da Classificação Periódica dos Elementos. É comum em minérios lantanídeo, e dois de seus componentes são usados para a obtenção da imagem vermelha em televisão a cores.
Zircônio
O zircônio ou zircónio é um elemento químico de símbolo Zr de número atômico 40 (40 prótons e 40 elétrons) e de massa atômica igual a 91 u. À temperatura ambiente, o zircônio encontra-se no estado sólido. É um metal duro, resistente a corrosão, utilizado principalmente no revestimento de reatores nucleares.
Nióbio
O nióbio é um elemento químico, de símbolo Nb, número atômico 41 (41 prótons e 41 elétrons)