Algumas reflex es sobre psicoterapia
A relação entre cliente-paciente se define onde o cliente é o ajudado e o terapeuta o orientador, ou seja, o terapeuta estabelece a função de orientar o cliente para que ele próprio consiga se auto-analisar e consiga ter domínio e equilíbrio de deus próprios sentimentos e envolve um processo de descobertas que de certa forma tem que ser feito com cautela e sob a orientação do profissional.
A psicoterapia serve para que como já dito anteriormente, possa ser feito um trabalho com um cliente em que o mesmo se encontre em seu próprio ‘’mundo ‘’ onde se enfrenta um processo de aprendizagem e de recuperação de si mesmo que abrange a sua redescoberta e recuperação. O individuo escolhe viver de uma forma e certas vezes têm dificuldade de aceitação de si mesmo e com a psicoterapia podemos conduzir o cliente em sua própria caminhada.
A concepção de Moreno (Faleiros, 2004) considera que o individuo cria os próprios papeis para cada situação de sua vida para que ele consiga enfrentar cada uma delas com sucesso obtendo um papel especifico para cada situação, entre eles existem papeis físicos, psicológicos, sociais e etc. Podemos considerar esses papeis fenômenos de ações executadas por indivíduos perante situações diversas.
Os papeis são fenômenos que podemos observar nas ações, são papeis que um individuo atua mediante alguma situação. O conceito de papel pode ser considerado abrangente em todos os sentidos É usado para definir os papeis desde o nascimento e é usado em toda a vida pois em toda a nossa vida passamos por situações diferentes a cada momento variando de acordo com a nossa idade e modo de vida, mas em todos os casos usamos sempre os ‘’ papeis ‘’ que empenhamos na sociedade onde vivemos ao longo de nossa vida.