conceituação de clinica escola
CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA DA URI - CAMPUS DE
ERECHIM: DA CONCEPÇÃO À CONSTRUÇÃO.
CENTER FOR APPLIED PSYCHOLOGY OF URI - CAMPUS DE ERECHIM: FROM
CONCEPTION TO CONSTRUCTION
Karla Goldberg1
Mônica Luisa Kieling2
Fabíola Guzzo3
RESUMO:Este artigo tem por objetivo demonstrar a concepção e a organização do Centro de
Psicologia Aplicada da URI Campus de Erechim, uma Universidade Comunitária, que tem seus aspectos ancorados no bem estar da comunidade e numa sólida formação e qualificação de seus alunos. No CPA alicerçam-se propostas que vão ao encontro do ensino-pesquisa– extensão. Estes trabalhos são realizados através de Núcleos (Escolar, Social Comunitário, do
Trabalho e das Organizações e de Clínica). Ainda, nesta estrutura, há a Clínica-Escola, que tem por princípio unir os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula à prática, bem como prestar serviços psicológicos gratuitos a população economicamente desfavorecida.
Esta prática, além de exercer um papel social relevante, representa subsídio essencial na formação dos alunos de Clínica. A clínica-escola tem uma importância e representatividade social na área da saúde, justamente por representar a ligação entre o produtor do conhecimento científico, a demanda social e o compromisso com a formação. Portanto, neste sentido, este artigo faz uma breve retomada teórica e comparação do CPA URI – Erechim, com outros similares, acerca desta temática a fim de dar consistência a estas argumentações.
Palavras-chave: Centro de Psicologia Aplicada, Núcleos, Prontuários, Clínica-Escola.
1 CONCEITUALIZAÇÃO DE CLÍNICA-ESCOLA
As Clínicas Psicológicas Universitárias são serviços obrigatórios pela legislação, que oficializam os Cursos de Formação em Psicologia e regulamentam a profissão de psicólogo no Brasil. (BRASIl, 1962) Neste caso, é no CPA, junto ao Núcleo de Psicologia Clínica, que está sediada a Clínica-Escola.
1
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento da UFRGS, professora da graduação e pós-graduação da