Algumas festas nordestinas
Origem: O carnaval é de origem católica e surgiu na Europa. A comemoração chegou ao Brasil trazido pelos portugueses, naquela época a festa era comemorada com o arremesso de líquidos e pós uns nos outros.
Significado: O nome carnaval vem do latim “carna vale” que significa adeus a carne, isso porque os cristãos, durante a quaresma, evitam comer carne como forma de demonstração de respeito por Jesus que passou 40 dias no deserto em jejum. A festa comemora os três dias que antecedem a quaresma.
Vestimenta: As roupas carnavalescas costumam serem muitos “alegres” com muitas cores. Em Olinda, onde ocorre a maior festa de carnaval do mundo, as pessoas caminham vestindo grandes bonecos, outra característica é o frevo, uma dança onde se usa como principal instrumento o guarda-chuvas coloridos.
-----
Nome: Festa de Iemanjá
Origem: A festa teve origem na Bahia, e comemora-se o milagre de Iemanjá, a mãe d’água.
Significado: Em 1923 houve uma diminuição no número de pescados em Vila Vermelha, então pescadores ofertaram presentes à rinha do mar, ano após anos os pescadores repetiam o feito, como crença de que com o sacrifício a mãe do mar lhes trariam mais peixes.
Hoje em dia as homenagens a essa orixá começam de madrugada, com devotos do candomblé, da umbanda e do catolicismo colocam as ofertas e bilhetes com pedidos em balaios que serão levados para o alto mar.
------
Nome: Festa Junina
Origem: Teve origem de países católicos, provavelmente europeus.
Significado: A festa Junina faz homenagem a três santos sendo eles São João, São Pedro e Santo Antônio. No Nordeste como a região é caracterizada pela seca, os sertanejos aproveitam a comemoração para agradecerem as raras chuvas. Além da alegria que traz a população, a festa junina tem grande importância econômica, já que traz vários turistas que se interessam pelas festividades.
Vestimenta: As roupas usadas caracterizam o sitiante, que em meio ao seu plantio usa roupas quadriculadas e