Alguma propedêutica semiológica
Palavras-chave: Epistemologia; Semiologia; Semiótica.
Abstract: In a epistemological perspective, this essay aims a preliminary reflection on semiology, from the nomenclature: to say “semiology” or “semiotics” means diferent significations, based on different foundations.
Key-words: Epistemology; Semiology; Semiotics.
“Hoje, só os métodos podem chamar a atenção, e estes estão surgindo em tamanha quantidade que o próximo passo seguramente será descobrir um método. E isso só pode surgir de uma teoria do método da descoberta”.
C.S. Peirce, Collected papers, 2108.
De acordo com a clássica definição filosófica, a epistemologia ou, ainda, teoria do conhecimento, ou gnoseologia – investiga a natureza e os graus do conhecimento, respondendo a questões, tais como: o que podemos nós conhecer? como conhecemos? Portanto, o conhecimento constitui o tópico principal da epistemologia. Embora justapostos, quatro grupos principais de questões circunscrevem o corpus da teoria do conhecimento: sua origem, sua natureza, seus tipos, o que é conhecido. Dentro da perspectiva epistemológica, visa este texto a uma reflexão liminar sobre a semiologia, considerada em seus fundamentos.
O que funda uma ciência? Se, como ensina a Bíblia, designar é criar (“fiat lux!”), ou, como postula Drummond, o Poeta, “nomear é possuir”, há que se buscar, na designação da ciência semiológica, a sua fundamentação.
Como falar: semiologia ou semiótica? Essa nomenclatura designa, grosso modo (mas há, também, uma delicadeza dos signos), a ciência dos signos e dos sistemas significantes (lingüísticos ou não-lingüísticos, como o teatro, o cinema, os ritos etc.); podemos, também, de maneira geral, enunciar que uma mesma diligência dissimulase
por