Alguma coisa está fora da ordem: A indisciplina na óptica do aluno
Trabalho do curso de pós-graduação
Disciplinas: Epistemologia e Educação: perspectivas atuais
Preencha a ficha seguindo as instruções para exercitar a inscrição em congresso academico-cientifico
Eixo:
( ) epistemologia
( x ) educação: perspectivas atuais
Título (máx 100 caract)
Alguma coisa está fora da ordem: a indisciplina na óptica do aluno.
Objetivos (descreva 1 ou 2 objetivos de seu trabalho) (máx 500 caracteres)
Discutir como a indisciplina afeta o cotidiano escolar, na verdade aonde está o erro, mas numa perspectiva diferente, visualizada através dos olhos do aluno vulgo problema, pois até agora a discussão se baseou em culpar e/ou punir, sem criar oportunidades para o diálogo entre as partes envolvidas.
Justificativa (explique como o trabalho se insere nos debates atuais ou no estado da arte da área em que você está estudando) (máx 1000 caracteres)
Esse tema vem aparecendo por toda minha vida escolar, já que eu nunca havia me considerado uma aluna R-, resultado de um comportamento não aceitável dentro do padrão. Sabendo que não sou nem serei a única, porque não ouvir os caros colegas a respeito do que hoje para eles significa a indisciplina ou melhor qual a visão de quem está sentado nas carteiras.
A indisciplina se tornou um dos grandes empecilhos pedagógicos dos dias atuais, onde a maioria das pessoas envolvidas não sabem como administrar o ato indisciplinado. Como afirma Aquino (1996, P.07), “Há muito os distúrbios disciplinares deixaram de ser um evento esporádico e particular no cotidiano das escolas brasileiras, para se tornarem, talvez, um dos maiores obstáculos pedagógicos dos dias atuais”. Sendo esse fato comum em todas as redes escolares, como repensar num trabalho pedagógico que faça a diferença, identificando os erros seja do aluno e/ou do professor para minimizar situações de conflitos, melhorando assim a relação professor/aluno.
Desenvolvimento (explique como o tema será