Algoritmos e programação
Podemos então representar a solução de qualquer problema em forma de algoritmo, desde o mais simples ao mais complexo. Podemos então definir algoritmo como sendo:
Um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas.
São propriedades de algoritmos: ações simples e bem definidas (não ambíguas); seqüência ordenada de ações; seqüência finita de passos.
Este exemplo expõe de forma progressiva, detalhada e completa, todas as propriedades e conceitos envolvidos na construção de algoritmos computacionais por mais complexo que seja o problema a ser resolvido.
Exemplo de contrução de algoritmo:
Imagine que uma dona de casa deseja fazer um jantar para alguns convidados. Como o prato a ser preparado inclui batatas, ela necessita de batatas descascadas. Para resolver esse problema, a dona de casa elaborou e entregou a sua secretária uma folha de papel com o seguinte conteúdo:
// instruções para descascar batatas para o jantar
Início
pegue a cesta de batatas no armário; pegue uma bacia para colocar as batatas descascadas; pegue uma faca na gaveta; descasque uma batata; coloque a batata descascada na bacia; descasque uma batata; coloque a batata descascada na bacia; descasque uma batata; coloque a batata descascada na bacia; descasque uma batata; coloque a batata descascada na bacia;
Fim
A secretária percebeu imediatamente que as instruções tem início e fim.
Todavia, a secretária se dá conta de que, ler um conjunto de ações para saber a ordem de execução das mesmas, além de não ser prático, pode não ser determinante, ou seja, não definir claramente qual a ordem de execução. Observado mais atentamente, a secretária percebe que duas ações são sempre separadas pelo
sinal