Algoritmos Aplicados à Engenharia de Produção
Nos dias atuais, é difícil imaginar como seriam nossas vidas sem o auxilio do computador. Porém o computador não é capaz de pensar assim como nós. É necessário que digamos a ele o que, e de que maneira executar determinada tarefa. É exatamente essa a função do algoritmo: fazer a ligação entre o pensamento humano e o processamento do computador, através de uma sequência lógica e bem determinada. Com a necessidade de instruir o computador a fazer esse processamento, foi criado o conceito de algoritmo.
Segundo o wikipedia, um algoritmo pode ser definido como "uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita", e representado de diversas formas.
Porém, um algoritmo não serve apenas para programação de computadores, e pode ser aplicado também a outras áreas, como a Engenharia, que será o assunto abordado neste trabalho.
2. NOÇÕES DE ALGORITMO
Um algoritmo nada mais é que os passos necessários para realizar uma tarefa, que seguem uma sequência lógica. Podemos definir um algoritmo de inúmeras formas, porém fica muito simples se comparado a uma receita de bolo, onde os passos são seguidos em ordem, com o objetivo de chegar ao resultado final, o bolo.
Através de algoritmos, podemos descrever toda ação que siga de maneira lógica e padronizada. Ações simples do dia-a-dia, como trocar uma lâmpada, ou o percurso até o trabalho são exemplos de algoritmos que estão no nosso cotidiano e são pouco percebidos.
Para construir um algoritmo, devemos primeiramente definir bem o problema, situação, ou processo, destacando seus pontos críticos e essenciais. Logo após, deverá ser definido quais as decisões ou cálculos deverão ser feitos ao longo do algoritmo. O sequenciamento então é feito, de maneira lógica e que não deixe mais de uma forma de interpretação. No final, revisamos e testamos o algoritmo