Algoritmos e Programação
Aplicação de Algoritmos à Engenharia de Produção
Algoritmos e Programação
Thiago César Melato
Blumenau 13 de setembro de 2013
ALGORITMOS DE OTIMIZAÇÃO
Palavras-chave: algoritmos, computação, engenharia de produção, otimização, fluxograma, programação, processos, pseudocódigo.
1. Introdução
Para o estudante ou profissional de Engenharia de Produção, é de extrema importância o conhecimento dos algoritmos de otimização. No entanto, em algumas aplicações, apenas o uso destes algoritmos não é suficiente. É necessário antes modelar a situação e adaptá-la para o uso de algoritmos conhecidos e adequados. Os algoritmos de otimização se mostram de extrema importância para a computação. Sistemas computacionais são aqueles que automatizam e melhoram a realização das atividades humanas através do processamento de informações. Eles permitem a análise e otimização de situações nas seguintes áreas de aplicação: redes sociais, mapeamento genético, roteiros em geral, sistemas de comunicação, gerenciamento de estoque, bancos de dados, dentre muitos outros exemplos. Neste contexto, combinamos o ramo da Engenharia de Produção dedicada à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas e informações, materiais e equipamentos, energia, tempo e dinheiro.
Utilizando-se dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, especialmente em Modelagem Matemática e Física (Métodos Quantitativos) e Ciências Sociais (Estrutura Social da Organização), em conjunto com análise, projetos e atividades de engenharia e Programas de Desenvolvimento de forma geral, podemos especificar dentro de variáveis e constantes verificáveis pontos de ruptura e consequentes melhorias de uma economia organizada.
Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador e sim as etapas necessárias para realizar determinada tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por outro