Algoritmo e programação
A maneira de se comunicar com um computador chama-se programa e a única linguagem que o computador entende é a linguagem de máquina. Portanto, todos os programas que se comunicam com a máquina devem estar em linguagem de máquina.
Os programas que fazem traduções para linguagem de máquinas são chamados compiladores. Um compilador lê a primeira instrução do programa, faz uma consistência de sua sintaxe e, se não houver erro, converte-a para linguagem de máquina; segue para a próxima instrução, repetindo o processo até que a última instrução seja atingida ou a consistência aponte algum erro.
Se não houver erros, o compilador cria um programa em disco com o sufixo .OBJ, contendo as instruções já traduzidas. Este programa não pode ser executado até que sejam agregadas a ele as funções em linguagem de máquina que foram utilizadas no programa e estão em arquivos de bibliotecas. Este trabalho é feito por um programa chamado linkeditor, que, além de juntar as funções necessárias ao programa .OBJ, cria um produto final em disco com o sufixo .EXE, o qual pode ser executado diretamente do sistema operacional. Um compilador não criará um programa em linguagem de máquina antes que este esteja absolutamente livre de erros.
A estrutura básica de um programa em C
Um programa em C consiste em uma ou várias funções, cuja forma geral é a seguinte:
Tipo nomefunc(declaração dos parâmetros) { Declaração de variáveis:
Instrução_2;
.....................................
Instrução_n
Return var_tipo: }
O primeiro programa
Vamos começar pelo menor programa possível em C.
Int main( ) {
Return 0 ;
}