Algo
Os construtores da antiguidade dispunham de limitados materiais para fazer suas construções. Os etruscos iniciaram e depois os romanos aperfeiçoaram a construção de arcos.
Arcos podem vencer vãos de cerca de 300 metros e se forem metálicos podem chegar a 550 metros.
O termo arco, do latim arcus, designa um elemento construtivo em curva que é arredondado, normalmente em alvenaria, que emoldura a parte superior de um vão (abertura, passagem) ou reentrância suportando o peso vertical do muro em que se encontra.
Sua utilização em portas, janelas, pontes, aquedutos, como elementos de composição tridimensional (abóbadas) e até em paredes de retenção ou barragens (onde a pressão se efectua horizontalmente). Também em formações geológicas naturais se podem encontrar arcos como resultado da erosão.
Tipos de arco 1. ARCO ABATIDO: também chamado de arco asa de cesto, arco asa de balaio e arco sarapanel.
2. ARCO AVIAJADO: também chamado de arco botante, arco botaréu e arco esconso; é um arco que não tem os seus extremos ou pontos de nascença sobre a mesma linha horizontal.
3. ARCO CAPAZ: é o lugar geométrico dos pontos do plano do qual, um segmento é visto sob um mesmo ângulo. 4. ARCO GÓTICO: também chamado de Talão. É um arco ogival constituído pela concordância de quatro arcos de circunferência, portanto possui quatro centros.
5. ARCO MOURISCO: também chamado de arco árabe e arco ferradura; é o arco cuja altura é maior do que a metade do vão ou abertura.
6. ARCO PARABÓLICO: é o arco que se parece com a parábola ou com a catenária. 7. ARCO PLENO-CINTRO: também chamado de arco romano; é o arco em que a altura, flecha ou raio é igual a metade do vão ou diâmetro.
8. ARCO TUDOR: também chamado de arco gótico inglês. Originou-se no reinado de Henrique VII , o primeiro rei da dinastia dos tudor. É um arco ogival constituído pela