algebra
Os desafios do engenheiro frente a segurança do trabalho
Moacyr Machado Cardoso Junior (ITA) moacyr@ita.br
Resumo: O objetivo do texto é o de situar o engenheiro sobre o atual e relevante problema da sociedade, que é o acidente do trabalho. Demonstrar de forma breve como a evolução do tema se deu através dos tempos e dos diferentes países, até alcançar o estágio atual da legislação. As estatísticas de acidentes no Brasil, suas conseqüências sociais e econômicas são demonstradas com o propósito de despertar o leitor para a relevância do problema. Os conhecimentos básicos para prevenção de doenças e acidentes são apresentados, discutidos e, finalmente, é apresentado ao leitor o principal aspecto da responsabilidade Ética e Social dos Engenheiros, conforme estabelecido no Código de Ética Profissional.
Palavras-chave: Acidente do trabalho; Engenharia; Responsabilidade ética e social.
1. Introdução
O acidente do trabalho é definido pela Lei Federal nº 8.213/91 como sendo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. A mesma Lei ainda define que as doenças profissionais e do trabalho são equiparadas aos acidentes do trabalho para os efeitos legais.
Segundo Rompelman (2001), os cursos de Engenharia devem possibilitar aos futuros engenheiros o desenvolvimento de um conjunto de aptidões, tais como: habilidade para aplicar o conhecimento da matemática; habilidade para projetar e realizar experiências, bem como para analisar e interpretar dados; habilidade para projetar um sistema, um componente ou um processo, de modo a satisfazer determinadas necessidades; habilidade para atuar em equipes multidisciplinares; habilidade para identificar, formular e resolver problemas de engenharia; consciência da responsabilidade