ALGEBRA RELACIONAL - SQL
A grande maioria das aplicações que desenvolvemos atualmente utiliza um banco de dados relacional o que implica na utilização de consultas para obtenção de resultados. Para isso usamos a linguagem SQL que é a linguagem de pesquisa declarativa padrão para banco de dados relacional. Muitas das características originais do SQL foram inspiradas na álgebra relacional e neste trabalho irei abordar os conceitos básicos da álgebra relacional.
A Álgebra Relacional é uma linguagem de consulta formal, porém procedimental, ou seja, o usuário dá as instruções ao sistema para que o mesmo realize uma seqüência de operações na base de dados para calcular o resultado desejado.
Existem seis operações fundamentais na álgebra relacional: Seleção, Projeção, Produto cartesiano, renomear, União, Diferença entre conjuntos.
Projeção:
Expressa em SQL na cláusula select do comando select
Exemplo: "Para cada funcionário apresente o seu número e os nomes dos seus dependentes" SQL: select numf,nomed from Dependntes
Seleção
Expressa em SQL na clausula where através da comparação do valor de uma coluna da tabela especificada na cláusula from com uma constante:
Exemplo: "Para cada funcionário que possui filhas, obtenha o seu número, o nome e parentesco dos dependentes. select numf, nomed, par from Funcionarios where par= 'filha'
Produto cartesiano e renomeação de duas ou mais tabelas:
Expresso em SQL na cláusula from colocando os nomes das tabelas envolvidas separados por ", e as":
Exemplos:
select .... from D as D1, D as D2, D as D3
Observe também nesse exemplo os operadores de renomeação (alias na terminologia do SQL): as D1, as D2, etc. Usualmente o produto cartesiano será utilizado junto com uma seleção.
Interseção e diferença:
SQL temos os operadores intersect, except e union (interseção, diferença e união); podemos também expressar a interseção através do operador in