otimização de banco de dados
Introdução
A demanda por Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados cresce continuamente.
Juntamente com essa demanda, cresce também o volume de dados que estes sistemas devem gerenciar e a complexidade de suas aplicações.
realizar operações, de forma eficiente
desempenho de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) é medido a partir de sua eficiência diante de consultas e alterações.
Histórico
1950 e início de 1960, o armazenamento e acesso a dados era ainda bastante rudimentar.
grande maioria dos desenvolvedores ainda armazenava dados em arquivos de texto.
Arquivos, campos de tamanho fixo e o acesso a eles não requeria mais do que as operações de leitura e escrita em arquivos.
Em 1957, essa instituição inaugurou a Conference on Data Systems Languages (Conferência sobre as Linguagens de Sistemas de Dados) – CODASYL, para desenvolver linguagens de programação de computador.
CODASYL também foi responsável pela criação do primeiro banco de dados moderno.
1963, duas divisões do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América formaram uma conferência entitulada "Development and Management of a
Computer-Centered Data Base" .
Nesta conferência, o termo database (banco de dados ou base de dados), foi concebido e definido como se segue:
Um conjunto de arquivos (tabelas), onde um arquivo é uma coleção ordenada de registros (linhas), e um registro consiste em uma ou mais chaves e dados.
1965, CODASYL formou um grupo chamado de Força Tarefa de Processamento de Listas. O Grupo emitiu um importante relatório em 1971 delineando o Network Data Model Modelo de Dados em Rede, também conhecido como CODASYL Modelo de Dados CODASYL).
Esse modelo de dados definiu muitos conceitos importantes para bancos de dados, tais como:
A sintaxe para a definição de um schema (a palavra "schema" significa, neste contexto, um modelo para um banco de dados, sendo às vezes