Pensamento Pedagogico socialista
Introdução: 3
Exemplos de relevo(imagens) 7 Relevo na zona da mata: 9
Relevo em Muriaé: 10
Pico do Itajuru: 11
Conclusão: 13
Referências: 14
INTRODUÇÃO
O relevo é a forma da superfície terrestre, que apresenta variação de nível de um local para outro.
Nosso trabalho tem como objetivo identificar as formas de relevo no Brasil e principalmente e em Muriaé.
Explicamos no trabalho as principais formas de relevos encontradas no Brasil na Zona da Mata em Muriaé.
Selecionamos algumas imagens para melhor entendimento e ilustração do trabalho.
O QUE E RELEVO:
Em Geografia, o significado de relevo se refere ao conjunto de formas que sobressaem na crosta terrestre, concebidas sob ação de forças internas e externas denominadas agentes de relevo.
Os agentes internos (endógenos) são os vulcões, os movimentos tectônicos e os abalos sísmicos que agem de dentro para fora da Terra. Os agentes externos (exógenos) são as chuvas, os mares, os rios, as geleiras, os animais e as ações do homem que modificam a superfície terrestre.
As principais formas de relevo são: planaltos, planícies, montanhas e depressões.
RELEVO BRASILEIRO
O Brasil é caracterizado por ser um país que não tem pontos que atingem grandes altitudes. (o ponto mais alto é o Pico da Neblina que atinge aproximadamente 2994 metros).
O Brasil é constituído predominantemente por planícies, depressões e planaltos, embora outras formações, como chapadas, tabuleiros, serras e patamares também possam ser observados.
O relevo brasileiro tem formação antiga e resulta, principalmente, da sucessão de ciclos climáticos e da ação das forças internas da Terra, como a movimentação das placas tectônicas, as falhas e o vulcanismo.
Existem diferentes classificações do relevo brasileiro, cada uma obedecendo a um critério. Entre as mais conhecidas estão a realizada em 1940 pelo professor Aroldo Azevedo, que utilizou como