Algebra de bool
Esta página apresenta algumas informações de forma resumida, sem entrar em detalhes como demonstrações de teoremas e identidades. Alguns outros conceitos e procedimentos relativos à álgebra de Boole são vistos ao longo das páginas sobre circuitos lógicos.
Variáveis e operadores básicos (Topo pág | Fim pág)
Variáveis
Uma variável booleana representa um dígito binário, ou seja, só pode ter os valores 0 ou 1. No conceito matemático, o domínio dessa variável pode ser definido como o conjunto
B = {0, 1}
Portanto, se X é uma variável booleana, X [pic] B.
São comuns, para os valores 0 e 1, as designações falso e verdadeiro, respectivamente.
Uma variável booleana pode ter mais de um dígito binário. Nesse caso, seu domínio pode ser dado por todas as combinações possíveis de valores 0 e 1 dos dígitos. Exemplo: uma variável de 8 bits (algumas vezes denominadapalavra de 8 bits) permite 28 = 256 combinações.
Operações básicas
As operações fundamentais da álgebra de Boole têm semelhança com operações aritméticas comuns, inclusive alguns símbolos são idênticos, mas não são necessariamente coincidentes:
1) Operação OU
É similar à adição comum, mas a correspondência não é plena. Símbolo usual é o mesmo da adição. Exemplo (lê-se X igual a A ou B):
X = A + B
Outro símbolo, comum em linguagem de programação, é a barra vertical:
X = A | B
2) Operação E
É similar à multiplicação comum e há correspondência, como poderá ser visto adiante. Símbolo usual é o mesmo da multiplicação. Exemplo (lê-se X igual a A e B):
X = A · B
Muitas vezes, também de forma semelhante à álgebra comum, o sinal de ponto é suprimido:
X = AB
O