Pesquisa booleana
ENGENHARIA CIVIL
JONATTAS LEITE DE MENEZES
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
Pesquisa Booleana
Teresina – PI
2014
A palavra booleana tem origem do matemático e filósofo autodidata britânico George Boole (1815-1864), que criou a àlgebra booleana, que é onde se fundamenta a aritmética dos computadores, baseada em números binários 1 (Verdadeiro) ou 0 (Falso) e que quase todas as linguagens de programação têm um tipo lógico chamado “bool” como referência ao seu nome. Esta aritmética permite operações lógicas com os operadores, podendo haver algumas combinações destes operadores. A pesquisa booleana faz a ligação das palavras que procuramos, de maneira a estabelecer uma equação de pesquisa. Os operadores booleanos AND (E), OR (OU), NOT (NÃO/MENOS) servem para combinar vários termos numa mesma pesquisa. A sua utilização é de grande utilidade sempre que é necessário refinar uma pesquisa numa base de dados, por exemplo:
AND - Serve para combinar diversas palavras-chave de modo a que elas correspondam simultaneamente ao objeto ou ao tema da pesquisa. Por exemplo: português “&” matemática mostrará páginas com ambos os termos: português e matemática.
OR - Serve para combinar diversas palavras-chave de modo a que pelo menos uma delas corresponda ao objeto ou ao tema da pesquisa. Por exemplo: buscar design “|” "português e matemática" mostrará as páginas que contêm um dos termos ou ambos.
NOT - Serve para eliminar termos não pertinentes para o objeto ou o tema da pesquisa. Por exemplo: ensino de português “!” ensino de matemática produzirá documentos relacionados ao ensino de português, sem mostrar nenhum onde apareça também ensino de matemática.
A pesquisa booleana ainda possui alguns operadores de pesquisa que são de adjacência e de proximidade, segue abaixo:
NEAR ~ Encontra documentos contendo ambas as palavras especificadas ou frases contendo até dez palavras entre