Booleanos
Uma estratégia de pesquisa importante é a combinação de termos de pesquisa com os operadores booleanos E, OU e NÃO.
Operador E (AND)
O operador E restringe a sua pesquisa, ou seja, diminui o número de resultados obtidos. Faz com que se recupere apenas os documentos que contenham os termos que escolheu. Documentos só com um dos termos serão excluídos da lista de resultados.
Se pesquisar com a expressão ambiente E poluição vai recuperar apenas os resultados que contenham as duas palavras no documento.
Operador OU (OR)
O operador OU alarga a sua pesquisa, ou seja, o número de resultados que irá obter será maior pois vai recuperar documentos que contenham quer um termo, quer outro, quer os dois termos no mesmo documento.
Se pesquisar com a expressão ambiente OU poluição vai recuperar os documentos que contêm apenas ambiente, os que contêm poluição e os que contêm ambas as palavras.
Operador NÃO (NOT)
O operador NÃO faz com que apenas o primeiro termo seja recuperado, excluindo o segundo termo da lista de resultados. Este operador deve ser usado com cautela, pois pode excluir resultados relevantes.
Se pesquisar ambiente NÃO poluição vai excluir os resultados com o termo poluição.
Em ciência da computação, booliano (AO 1945: booleano) é um tipo de dado primitivo que possui dois valores, que podem ser considerados como 0 ou 1, verdadeiro ou falso. Chamado booliano em homenagem a George Boole, que definiu um sistema de lógica algébrica pela primeira vez na metade do século XIX. Ele é usado em operações lógicas como conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, equivalência lógica e negação, que correspondem a algumas das operações da álgebra booliana.
A implementação do booliano varia de acordo com a linguagem de computador. Ada define uma enumeração com os valores False e True, definindo operadores boolianos exclusivamente ao tipo e operadores relacionais, que estão disponíveis a todas as enumerações.
Já C em sua versão C99 fornece o tipo de