Algas
Desenvolvimento
As algas protistas também são chamadas de algas unicelulares e são aquáticas, e dotadas de clorofila que faz com que possam produzir seu próprio alimento por meio da fotossintese. São elas - Euglenóphytas (algas verdes) dotadas principalmente de clorofila e geralmente de água doce - muito comum em lagos e aquários que ficam verdinhos em algumas épocas. São atraídas pela luz e se deslocam em sua direção.
Pirrófitas ou Dinoflageladas - São algas unicelulares, providas de clorofila, caroteno e xantofila como pigmentos, razão pela qual tomam frequentemente uma coloração avermelhada. São pirrófitas as responsáveis pelas marés vermelhas que por vezes assolam algumas costas, e que chegaram mesmo a ser responsáveis pelo baptismo do Mar Vermelho. As substâncias de reserva são o óleo e o amido. Crisófitas-São algas, na maioria unicelulares. As espécies pertencentes a esta Divisão são extremamente abundantes quer no mar, quer nas águas interiores (doces e salgadas). Incluem alguns dos componentes principais do fitoplâncton, como as diatomáceas e as xantofíceas. Os seus pigmentos são as clorofilas a e c e um carotenóide acastanhado, a fucoxantina.
Protozoários-são organismos eucariontes (com núcleo celular organizado), unicelulares, heterotróficos (que não realizam a fotossíntese) e com locomoção própria, quer utilizando cílios ou flagelos, quer com movimento amebóide (mudando a forma do corpo pela emissão de pseudópodes, ou seja "falsos pés").
Muitos protozoários causam doenças nos seres humanos e animais vertebrados. O Trypanosoma cruzi, por exemplo, é um protozoário flagelado causador da doença de Chagas. Entre as outras doenças provocadas pelos animais desse