algas
A maré vermelha é um fenômeno natural que provoca manchas escuras no mar, causada pelo excesso de algas microscópicas que esta no plâncton marinho, num processo chamado de floração. Dependendo da espécie da alga a mancha pode ter diversas cores como: vermelha, marrom, laranja, roxa ou amarela, o termo "maré vermelha" vem sendo substituído por "floração de algas nocivas" ou simplesmente "FAN".
Menos oxigênio na água
A maré vermelha pode causar a queda na qualidade da água do mar, pela diminuição da concentração de oxigênio Esta diminuição pode ocorrer por duas razões diferentes.
Uma delas é a redução na taxa de fotossíntese de algas marinhas devido ao sombreamento provocado pelas manchas formadas pelas gigantescas populações de algas, impedindo que os raios luminosos penetrem na coluna d'água.
Outro motivo para a redução do oxigênio na água do mar ocorre devido ao grande número de bactérias decompositoras que se alimentam dos dinoflagelados mortos e consomem o oxigênio. Existem registros de casos em que lagostas se arrastam para fora da água, numa busca desesperada por oxigênio, e acabam morrendo nas praias ou costões rochosos.
Toxinas
Os dinoflagelados podem produzir algumas toxinas que estão entre os mais poderosos venenos conhecidos. O envenenamento pode ocorrer de forma direta, matando peixes e outros organismos marinhos.
A importância ecológica das algas
As algas são plantas aquáticas, encontradas no mar ou água doce. Elas têm tamanhos diferentes: podem ser microscópicas ou terem muitos metros de comprimento. Algumas algas podem servir como alimento para as pessoas, como salada feita com a própria planta, molhos, doces e sopas. Isso porque as algas contêm substâncias nutritivas Em sorvetes, glacês, geléias são utilizadas substâncias extraídas de certas algas. Elas também podem ser usadas como adubo, antibióticos e rações para animais. O mais