Algas protistas
Algas pluricelulares elas são semelhantes a folhas e caules de plantas, mas não são como plantas porque não formam tecidos, além do núcleo organizado, possuem uma célula apenas. São algas protistas euglenas, diatomáceas e dinoflageladas.
As euglenas são algas unicelulares que vivem principalmente na agua doce;
As diatomáceas são algas que possuem pigmentos adicionais á clorofila e constituem os seres vivos mais abundantes no mar;
Os dinoflagelados além de ser um importante produtor primário especialmente nos oceanos. O pigmento xantofila peridinina é responsável pela cor marrom-avermelhada ou marrom-dourada que caracterizam estes organismos. As algas protistas são extremamente importantes como base das cadeias alimentares nesse ambiente, sendo indispensáveis para a manutenção da vida. Outra grande importância das algas é produção de oxigênio atmosférico, sendo responsáveis por cerca de 90% do O2 liberado, algumas são comestíveis - Ágar-ágar: sorvetes, gomas, pudins e outros doces.
(O ágar é um carboidrato utilizado da produção de meio de cultura que alimenta micro-organismos em laboratórios, Carragin é uma substância gelatinosa muito usada na indústria alimentícia, principalmente na produção de sorvetes.) As algas formam o fitoplâncton e possuem o papel de sustentar direta e indiretamente as teias alimentares aquáticas.
Os líquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%),