Algas Protistas
As algas são organismos autotróficos (produzem seus próprio alimento através da fotossíntese), que vivem no fundo ou na superfície de água doce ou salgada, ou em superfícies úmidas.
Antigamente as algas eram classificadas como plantas, mas foram incluídas no Reino
Protista por não possuir características como: folhas, raízes, flores, nem grãos; e além disso, não formam tecido verdadeiro, e nem abrigam um embrião. Suas principais características são:
•
•
•
•
•
•
•
Uni ou pluricelulares (uma ou mais celulas);
Autotróficas;
Eucariontes (possui um núcleo celular organizado);
Diferentes tipos de pigmentos (responsáveis pela captação da luz);
Formam fitoplâncton;
Podem viver isoladas ou em colônias;
Reprodução assexuada.
Divisão binária comum nas formas unicelulares
zoosporia, comum em algas multicelulares aquáticas.
Além disso, dentro do Reino Protista, as algas podem ser divididas em:
Filo euglenophyta: São encontradas principalmente em habitats dulcícolas (ambientes de água doce), apresentam um núcleo, são flageladas (um ou dois flagelos*) . Na presença de luz, realizam a fotossíntese, e na ausência, alimenta-se de partículas.
Flagelos: Responsáveis pelo movimento celular
Esquema de uma Filo euglenophyta
Filo pyrrophyta: Classificada como dinoflagelados, essas algas também são conhecidas como Algas de fogo, devido a sua coloração avermelhada. São encontradas principalmente em habitat marinho. Possuem bioluminescência, fenômeno bastante comum que dá ao mar uma aparência “ florescente” quando esses organismos se reproduzem. A Ceratium é responsável pela Maré Vermelha, causada pela liberação de substancias toxicas liberadas durante a reprodução em massa, que podem causar a morte de seres vivos do ambiente aquático.
Fenômeno da bioluminescência
Fenômeno Maré vermelha
Filo chrysophyta: Classificada também como bacillariophyta, essas algas são popularmente conhecidas como Algas douradas. Têm como