Alfafa
Alfafa
A alfafa ou luzerna (Medicago sativa) é uma leguminosa perene, pertencente à família Leguminosae, subfamília Papilonoideae apresenta grande variedade de ecotipos. Sua característica de adaptação a diferentes tipos de clima e solo fez com que se tornasse conhecida e cultivada em países de clima temperado e vem sendo cultivada com sucesso em ambientes tropicais, como no Estado do Rio Grande do Sul. É considerada a "rainha das forrageiras", por seu elevado valor nutritivo, bem como por produzir forragem de boa palatabilidade aos animais e por manter seu valor nutricional depois de seca (feno). Tem cerca de duas a quatro vezes mais proteína bruta do que o trevo-branco (Trifolium repens) e a silagem de milho (Zea mays).
Muito conhecida entre os criadores de cavalo por ser bastante nutritiva, apresentando índices de proteína bruta (22 a 25%), cálcio (1,6%), fósforo (0,26%) e nutrientes digestíveis totais (NDT) (60%). Esses níveis são considerados altos se comparados com outros alimentos utilizados em nossa pecuária, por isso despertou grande interesse em produtores de leite por diminuir os custos de produção e aumentar a produtividade do rebanho elevando sua importância para vacas de alta produção. A alfafa em pastejo tem seu custo reduzido em 50% quando comparada à fenação e pode ser uma alternativa para reduzir os custos da alimentação dos bovinos leiteiros.
Outro fato deve ser levado em consideração para a alimentação animal é o menor uso da forrageira sob pastejo, em virtude de riscos de timpanismo provocado pela presença de saponinas, que são substâncias antinutricionais para os ruminantes.
Uso de alfafa para pastejo bovino é bom para a competição entre plantas e diminui a proliferação de pragas e doenças devido à maior penetração dos raios de sol na área. A alfafa é tolerante ao pisoteio porque tem seu sistema radicular pivotante muito agressivo e explora grandes profundidades atingindo com facilidade cinco