alfabetização e letramento
· Reescrever um texto em um novo contexto;
· Estabelecer relações entre o texto e o contexto;
· Produzir um texto empregando seus conhecimentos prévios;
Resumo do capitulo “ Escrita e contextualização”
Segundo Koch, o texto deve ser entendido como “uma unidade linguística concreta (perceptível pela visão ou audição), que é tomada pelos usuários da língua (falante, escritor/ouvinte, leitor), em uma situação de interação comunicativa, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma função comunicativa reconhecível e reconhecida, independentemente da sua extensão. ” Nesse cenário de estudo do texto concebido como o lugar de interação entre sujeitos sociais, não interessa verificar apenas as relações referenciais, mas descobrir os propósitos comunicativos, ou seja, “o para que” do texto.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
· Gênero crônica;
· Gênero charge;
Estratégias e recursos da aulaDuração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
· Gênero crônica;
· Gênero charge;
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Primeiramente o professor deverá apresentar as charges do Quino, que ilustram estas páginas aos alunos. Depois,questione a turma: O que vocês entenderam das charges? o que vocês entendem por ideologia? E o que é democracia? E o porquê da risada da Mafalda?
Peça que cada aluno escreva um texto argumentativo sobre o assunto, relacionando com as manifestações que ocorrem no Brasil.
Obs: Para facilitar a compreensão, professor você pode falar sobre a biografia do Quino e que ele viveu em uma ditadura na Argentina. Fale sobre a ditadura vivida pela Argentina, de 1966-1973.
Biografia Quino
Quino, ou Joaquín Salvador Lavado, nasceu dia 17 de julho de 1932 na cidade de