Alfabetização e letramento
Aprendendo em tempos modernos
A linguagem é fundamental para a consciência e à sociedade humana. Sem ela, níveis mais elevados de pensamento abstrato e discernimento são impossíveis de se almejar; níveis mais altos da hierarquia social e da cultura são inatingíveis. Como uma extensão da linguagem, a palavra escrita também faz possível a realização cada vez maior da realização intelectual e social. É o repositório do conhecimento acumulado da humanidade e do bloco de construção para a inovação, a criatividade e o desenvolvimento social e econômico.
A alfabetizaçao e o letramento sao considerados um dos principais transmissores culturais de informações e crenças dentro de qualquer sociedade onde existe m. No entanto, quando considerado como um fenômeno social, o letramento é extraordinariamente difícil de definir, porque suas funções, significados e métodos de aprendizagem variam de um grupo cultural para o outro.
A alfabetização é um processo que começa bem antes do ensino fundamental e continua por toda a vida adulta. A definição de alfabetização tem se expandido ao longo dos últimos anos. Já o letramento não é mais percebido como simplesmente uma habilidade cognitiva, mas como um processo complexo e ativo com aspectos cognitivos, sociais, linguísticos e psicológicos. O letramento é visto como a capacidade dos indivíduos para se comunicar de forma eficaz para aplicações reais; envolve a capacidade de ler e escrever, falar, ouvir, ver, e pensar. As crianças aprendem a desenvolver estas habilidades através de oportunidades reais e de apoio proporcionadas por indivíduos experientes (ou seja, os pais, professores ou colegas). A leitura é inseparável do conceito amplo de letramento. Logo, a alfabetização e o letramento incluem todos os aspectos da comunicação em situações do mundo real.
A leitura é a base da educação e da fundação da aprendizagem. Aprender a ler nos primeiros anos da escola é essencial para o sucesso na escola e