Alfabetização e Letramento
PÓS - GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
VIVIANE PIMENTA ARAUJO
DANIELLA MARIA GALVÃO CALZADA MOHN
Alfabetização e Letramento – aprendizagens indissociáveis.
GOIÂNIA, 2011
INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa “Práticas sociais de leitura e escrita na escola: letramento e alfabetização – aprendizagens indissociáveis”, tem como eixo norteador a ideia de que não basta saber “a língua”, é preciso saber usar essa língua como atividade de inter-relação e de transformação social. De igual modo, não basta “saber ler e escrever”, é preciso aprender onde, quando, o quê, de que maneira, com o que obejtivos sócio- políticos, com que expectativas, com quem e para quem ler e escrever.
A pesquisa será subsidiada pelas salas da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, da escola particular Externato São José, situado na cidade de Goiânia-Go. Cada sala tem sua professora regente e as demais atividades são complementadas com aulas específicas como: Educação Física, Informática, Oficina de leitura, Arte, Inglês e Música. Semanalmente, é trabalhado em sala os projetos Hemeroteca (socialização de reportagens através de Suplementos Infantis) e Caixa de Linguagem ( envolvimento das crianças com a diversidade textual, com o objetivo de despertar a curiosidade e encantamento do leitor). Além destes projetos, são realizadas várias atividades de leitura e escrita como: reconto oral e escrito dos livros literários, produção de textos a partir de uma sequência de imagens, leitura e interpretação de fábulas, pesquisas no dicionário entre outras.
Como nossa linguagem é construída na interação com o meio social, a mesma interação é importantíssima para desenvolver o conhecimento lingüístico do falante, no caso, a criança em processo de construção de seu repertório de linguagem e escrita. Quanto mais a criança vivenciar situações diversificadas de