Alfabetização e letramento
E
Letramento
Uninove - Centro Universitário Nove de julho
Prof. Regina Aparecida L.Caroni
Elisabeth Real Marques – RA 2513100563
1- Para estar de acordo com a concepção interacionista, como o alfabetizador deve organizar o seu trabalho na sala de aula?
R: O alfabetizador deve organizar seu trabalho em sala de aula em torno de situações didáticas que permitam o constante contato e uso da língua escrita e a reflexão permanente dos alunos sobre as possibilidades de emprego da língua. Uma proposta adequada de alfabetização deve prever o desenvolvimento das competências leitoras e escritora dos alunos e também a oralidade e a escuta compreensivas.
2 - O que vem a ser alfabetização? E letramento?
R: A alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.
Letramento não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e a escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. Letrar significava apenas que, ou o que é versado em letras ou literatura; e que agora passa a caracterizar o indivíduo que, sabendo ler ou não, convive com as práticas de leitura e escrita.
Assim, é possível considerar que letrar é direcionar, conduzir a criança ao exercício das práticas de leitura e escrita, é inseri-la ao campo das letras em seu sentido e contexto social, é fazer com que a criança tome gosto pelo ato de ler, e a alfabetização compreende a decodificação e assimilação dos signos linguísticos, alfabetizar está em inserir para que a criança aprenda a ler, dizemos, portanto que não basta alfabetizar a criança, é preciso