Alfabetização e Letramento
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência.
ARTIGO ACADÊMICO
Subprojeto Letras
Bolsista: Vanessa A. R. de Oliveira
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
O termo alfabetização e letramento são usados, de um modo geral, como o ato de ler e escrever, mas o que é alfabetização e letramento? Podemos encontrar um monte de definições, mas se nos aprofundarmos no processo de conhecimento dos termos em questão, poderemos encontrar algumas diferenças importantes que podem demonstrar algumas contradições em relação ao que é aplicado e o que é de fato.
Letramento é todo o processo de alfabetização, as praticas de leitura e de escrita por situações reais e não falsas. O que diferencia do sistema só de escrita, pois o importante é saber fazer uso disso, ter um entendimento. Antes a alfabetização era a do “b a bá” para depois entrar em letramento, hoje já se trabalha ao mesmo tempo, pois ela não é vista como uma fase de inauguração e sim como um momento de continuidade, dessa forma são usados como instrumentos os desenhos, imagens, leitura de histórias, características do texto, do autor, trabalhando frases tiradas de uma das leituras, contextualizando as palavras, trabalhando a fonologia, a fonética, silabação, tanto aprender a escrita e trabalhar o sistema fonoaudiológico como vivenciar e usufruir o lúdico tento ele como base na formação.
Mas para se ler, é necessário o processo de alfabetização e entender a estrutura escrita, a essência da nossa língua, a importância dos signos fundamentais, suas letras, seus sons, e principalmente, as vinculações para a formação da linguagem, assim quando como entendemos o que realmente é nos fornecido nos textos, mas muitas vezes encontramos alguns alunos que sabem ler, porém não conseguem entender o que está escrito, o letramento não acaba no ensino fundamental ele na realidade nunca morre e estará nos acompanhando para o resto de nossas vidas, portanto, tanto o letramento,