Alfabetização e Letramento
Estar alfabetizado é apropriar-se do código linguístico e escrito.
O desafio para o professor não está somente em ensinar a ler e a escrever. O desafio para o professor é ser criativo e inovador. Alfabetizar não é só aprender a aprender é aprender a pensar. É adquirir métodos e estratégias para trabalhar as habilidades e transformar real na vida do aluno. È ter o olhar amplo para alfabetização. È tornar-se real a possibilidade de transformar em um ser pensante, de desenvolver ao indivíduo, um olhar crítico para sua própria construção.
É conduzir o aluno para leitura do mundo. Com participação ativa e efetiva, podendo valorizar o raciocínio e a interpretação.
A leitura tem grande participação e é fundamental para o processo de alfabetização. Abrir espaços para literatura é leva-lo para sua própria cultura.
Uma mudança real na trajetória na educação, será o educador tiver consciência da individualização, da humanização no processo de aprendizagem.
O processo de alfabetização vai acontecendo através das situações reais do cotidiano do aluno. As tentativas em que faz o aluno acetar ou errar, mas podendo cometer suas falhas construtivas. Melhorando cada vez mais sua maneira de se expressar, de ler, de pensar e de escrever. Estar apto para acessar as informações do mundo e dos meios de comunicação, ter competência de uma visão crítica, é estar alfabetizado.
O que significa estar alfabetizado?
Uma educação com qualidade é aquela que aprecia diversos conhecimentos.
O significado de estar alfabetizado é ser um cidadão consciente, crítico, que tem a capacidade questionadora, que tem opinião própria e formação de pensamentos.
Estar alfabetizado significa ser capaz de reconhecer e de entender o código, os símbolos, a escrita. É apropriar-se de um significado e sentido as atividades sociais.
O significado de estar alfabetizado vai além do desenvolvimento intelecto, é uma junção de