Alfabetização e letramento
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
CAMPO LIMPO/SP
2012
MARIA DE FÁTIMA TAGLIAFERRO CARDOSO
COMO ALFABETIZAR LETRANDO
Trabalho apresentado como requisito de avaliação na disciplina de Alfabetização e Letramento do Curso de Pedagogia, pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus, sob orientação da Profa. Iara Cabral de Vasconcelos.
CAMPO LIMPO/SP
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL 2
3. A CONCEPÇÃO DE JEAN PIAGET 4
4. ALFABETIZAR LETRANDO 8
5. PAPEL DA ESCOLA E DO EDUCADOR 10
6. OS DESAFIOS DE ALAFABETIZAR LETRANDO 12
CONCLUSÃO 15
INTRODUÇÃO
A alfabetização é a relação entre o educando e o mundo mediada pela prática transformadora do mundo; e letramento não é apenas saber ler e escrever e sim aplicar esta prática de ler e escrever na sociedade em que vive. Estes dois processos caminham juntos em busca do repensar para aquisição da língua escrita. Na sociedade atual não basta o individuo ser alfabetizado, meramente codificar, mas sim exercer as práticas sociais de leitura e escrita inseridos na sociedade.
Infelizmente, a realidade do Brasil é alarmante com relação à alfabetização, muito se discute, mas pouco se faz. Existe a necessidade da quebra de paradigmas em busca de solução para a problemática alfabetização/letramento, as estatísticas revelam que os alunos que chegam ao final do primeiro ciclo escolar do ensino fundamental (quarta série) sem estar alfabetizado, e uma grande parcela do segundo ciclo ainda não possuem total habilidade com a leitura e em pior prospecto não atingem o mínimo de habilidade para interpretação de texto. Este estudo busca compreender os avanços teórico-metodológicos na área da alfabetização, em que o papel do educador atuante é peça chave para