Alfabetização na pré-escol
Na Educação Infantil é onde o simbolismo está em desenvolvimento e, quando proporcionadas situações que despertem a curiosidade natural da criança pela linguagem, a alfabetização passa a funcionar como caminho para o domínio, não de técnicas, mas da leitura/escrita. Como se sabe o processo de aquisição da linguagem escrita ocorre desde o nascimento do indivíduo, mas é na escola que o cotidiano é formalizado.
Alfabetização inicialmente significa o domínio da leitura e da escrita, mas esse domínio é na verdade a conclusão de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita. O processo de alfabetização é bastante complexo para a criança, por isso a importância de se respeitar o período preparatório, que dará a criança o suporte necessário para que ela prossiga sem apresentar dificuldades com o aprendizado. Uma criança sem o preparo necessário pode apresentar durante a alfabetização, dificuldades relacionadas à coordenação motora fina e pode ainda ter problemas para identificar os fonemas e associá-los aos grafemas. Também é possível encontrar crianças que só sabem copiar textos, e durante um ditado, não conseguem escrever.
Grande parte dos pais que vincula a pré-escola à escolarização, onde inicia-se o ensino da leitura e da escrita, principalmente aqueles de classes populares, porque acreditam que a alfabetização é uma possibilidade de melhor aproveitamento e extensão do período de permanência das crianças na escola, o que evitaria a exclusão da criança na 1ª série, por não ter sido ainda alfabetizada. Existem, educadores e administradores, que acham que não é importante válido fazer investimentos na pré-escola porque não tem uma confirmação dos resultados nos anos posteriores e do alto custo. Existem também os que acreditam que a educação pré-escolar é de fundamental