Alfabetiza O E Letramento
É poder comunicar-se com o mundo, dialogar, entender e compreender o outro e também se fazer entender, é ter autonomia. É abrir as portas do conhecimento disponível e também poder produzir conhecimento.
Não é somente o desenvolvimento do intelecto, mas sim a reflexão e o uso da multiplicidade das funções da escrita. É conhecer e adquirir novos conhecimentos com autonomia.
Anos atrás, uma pessoa era considerada alfabetizada pelo simples fato delas saber assinar seu nome ou não. Hoje, podemos dizer que este conceito está ultrapassado, a alfabetização é uma ação de ensinar e aprender, não basta só apenas ler e escrever, mas sim interpretar tudo aquilo que está sendo lido ou escrito.
A alfabetização de um individuo, também promove sua socialização, possibilitando o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, como acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. Contudo a alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
Escrever o que se ouve não faz da pessoa alguém capaz de produzir um texto legível e compreensível mas sim um amontoador de palavras, conhecido como analfabeto funcional.
Estar alfabetizado de maneira funcional, envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira efetiva, possibilitando a comunicação, informação e expressando-se através dela. A alfabetização se dá pela vida toda.
referência:
http://www.protexto.com.br/texto.php?cod_texto=2705