Alexandria
18/08/14
Disciplina: Introdução ao Pensamento Filosófico
BREVE SINTESE DO FILME ALEXANDRIA
O filme relata a trajetória de uma mulher que vive em Alexandria no século IV D.C., conhecida como Hipátia, filósofa, estudiosa da astronomia, matemática, viveu dedicada aos estudos ao ensinamento para um número reduzido de pessoas provenientes da cultura Greco- Romana.
Nesse período Alexandria passa por um conturbado movimento religioso onde o cristianismo começa a ascender sobre o povo, dividindo a população entre pagãos (os que cultuavam estátuas e seus mitos) e cristãos (provenientes do cristianismo e do judaísmo, que partilham sua crença em um só Deus, onisciente, todo poderoso e misericordioso herdado do Antigo Testamento). Em determinado momento inicia-se os conflitos ideológicos religiosos entre pagãos e cristãos, posteriormente entre os próprios cristãos (Cristianismo e Judaísmo).
Entretanto, nesses conflitos ideológicos, Hipátia mantém seu ceticismo religioso e permanece obstinada pela filosofia em especial a astrologia e aos movimentos dos planetas em torno do sol (que na época não era ainda conhecido). No transcorrer da história personagens importantes da sociedade de Alexandria se convertem ao cristianismo elevando ainda mais sua influência sobre a sociedade.
Orestes, ex-aluno de Hipátia, se torna prefeito de Alexandria, convertido ao cristianismo, e que no tem Hipátia como um amor jamais correspondido, se vê pressionado pela liderança dos cristãos a se posicionar perante a mesma. Como dito anteriormente, Hipátia dedica-se somente aos estudos ao conhecimento filosófico e que devido seu comportamento, ceticismo religioso, na época é julgada por seus atos e influência sobre Orestes, baseadas na escritura sagradas dos cristãos. Mediante as palavras do líder religioso Cirilo, povos cristãos ligados ao mesmo apedrejam Hipátia e expõem seu corpo nas ruas, alegando que a mesma é feiticeira e prostituta. Cirilo torna-se líder político de