aletas
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE
ALETAS
PROFESSOR(A): LUANDA GIMENO MARQUES
SÃO CRISTÓVÃO
NOVEMBRO DE 2011
RESUMO
Neste trabalho, verificou-se a distribuição de temperaturas em um conjunto de aletas formado por barras cilíndricas com iguais comprimentos, mas de diferentes materiais e diâmetros. Cada uma das barras tinha uma de suas extremidades em contato com uma fonte de calor (banho d’água) que tinha sua temperatura controlada em um determinado set-point enquanto a outra extremidade estava exposta ao ar ambiente. Através de termopares posicionados em dez posições diferentes, obtiveram-se então diferentes medidas de temperaturas, para construção dos perfis de temperatura e posterior determinação do coeficiente de convecção natural.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A ciência que se preocupa com a determinação das taxas de transferência de energia é a transferência de calor. Na engenharia, vários equipamentos são projetados principalmente com base na análise de transferência de calor como trocadores de calor, caldeiras radiadores, aquecedores, fornos, refrigeradores e coletores de energia solar. (Çengel, 2009)
O calor pode ser transferido de três modos: condução, radiação e convecção. Todos os modos de transferência de calor exigem a existência de uma diferença de temperatura e todos ocorrem da maior para a menor temperatura.
Radiação
Radiação é a energia emitida pela matéria sob a forma de ondas eletromagnéticas como resultados das mudanças nas configurações eletrônicas dos átomos ou moléculas. A radiação térmica, de interesse da transferência de calor, é a forma de radiação emitida pelos corpos, devido sua temperatura. A transferência de calor por radiação é mais rápida e não exige a presença de um meio interveniente. Esse mecanismo é um fenômeno volumétrico; todos os sólidos, líquidos, e gases