alessandra
Com base nas discussões apresentadas na unidade sobre as variedades linguísticas, é correto afirmar que:
PERGUNTA 2
"U, hum. Agora ter que aguentar esse bebo belzebu. O que é que ele me dá? Bolacha na desmancha. Porradela na canela. Eu era mais feliz antes. Quando o avião estrangeiro chegava e a gente rodava no aeroporto. (...) Casar tinha futuro, mesmo sabendo de umas que quebravam a cara. O gringo era covarde, levava para ser escrava. Mas valia. " (FREIRE, Marcelino. Vaniclécia . In: Contos Negreiros. Rio de Janeiro: Record, 2005, p.41) Tendo em vista o fragmento do texto de Marcelino Freire, que é um escritor de ficção e dá voz a personagens que representam pessoas de classes sociais mais pobres, é possível afirmar que as escolhas linguísticas do autor:
a) são pertinentes, pois revelam uma forma de falar coerente com sua classe social e provavelmente seu pouco acesso à educação formal.
b) revelam o quanto o autor Marcelino Freire sofreu em sua obra influência do autor Machado de Assis, notório por suas escolhas linguísticas coloquiais.
c) são inadequadas, pois é evidente que seu narrador personagem pertence a classes sociais que usufruíram o mais possível da educação formal.
d) demonstram o quanto a literatura é incapaz de criar personagens que falem de maneira coerente com seu lugar social.
e) indicam o quanto essa personagem deseja mudar de classe social, usando a língua como um meio de ascensão econômica.
3- Quanto ao uso da norma culta, de acordo com o conteúdo referencial da unidade, podemos afirmar que:
a) deve ser usada em qualquer situação formal de comunicação, sendo a mais aceitável nesses contextos. b) é utilizada somente na escola, não apresentando grande relevância nos demais contextos sociais.
c) prevalece frente às demais, pois é considerada a maneira correta em todas as situações comunicativas. d) está