Alessandra Adm
Organizando a organização
A organização pode ser considerada uma entidade social, onde se agrupam pessoas e vários recursos. Com a finalidade de chegaram a objetivos próprios. E por outro lado, pode ser considerada como uma das funções administrativas, com objetivo de dar forma ao trabalho, para que as pessoas e os recursos consigam cada vez mais resultados positivos. As duas definições de organização, embora diferentes, estão escassamente ligados. São vários os tipos de organizações existentes tais como: indústria, comércio de varejo, uma empresa de consultoria, uma universidade. Estes exemplos de organização são de porte diferentes, as quais não são cabíveis soluções administrativas iguais. Para cada situação ou problema, deve se aplicar um projeto de estrutura organizacional, que levam ao desempenho desejado, com o máximo de eficiência e eficácia.
A ORGANIZAÇÃO COMO ENTIDADE SOCIAL Richard Daft definia as organizações como “entidades sociais orientadas por metas, projetadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados e ligados ao ambiente externo”. Entidade social porque é resultado de um agrupamento social, ao quais as metas não seriam alcançadas por esforços individuais. Sistemas de atividades porque os recursos precisam ser apropriadamente alocados para se obter a flexibilidade e a sinergia desejada. E a ligação com o ambiente externo é muito importante, pois, é inevitável sua interação com o ambiente que sempre está em constante mudança
A ORGANIZAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO
As organizações atuais não são mais como as antigas, que eram fechadas e tentavam solucionar seus próprios problemas. Atualmente, os administradores encontram desafios novos, ligados ao dinamismo extremo da vida moderna. Griffin expõe as seguintes perspectivas dos novos desafios e suas consequências:
- Economia instável: refere-se ao modo que um ambiente econômico instável que encontramos hoje em