alemanha
No final do século XIX a Alemanha foi unificada, formando um estado, com a atuação diplomática do chanceler Otto Von Bismarck.
Entre os anos de 1914 e 1918, a Alemanha, em conjunto com o Império Austro-Húngaro e Itália, formaram a Tríplice Aliança na Primeira Guerra Mundial. Derrotada, a Alemanha condenada, pelo Tratado de Versalhes, a pagar os prejuízos de guerra, perdeu territórios e teve suas forças armadas reduzidas.
Na década de 1930, Hitler assumiu o poder na Alemanha e implantou o nazismo. Investiu pesado no militarismo, conduzindo a Alemanha, em 1939, à Segunda Guerra Mundial, em conjunto com Itália e Japão. Mais uma vez derrotada, a Alemanha saiu arrasada do conflito.
Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas partes: Alemanha Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista). A reunificação ocorreu apenas em 1990, com a queda do Muro de Berlim e a crise do socialismo.
Atualmente, a Alemanha é um país democrático e com uma economia forte. Integrante da Comunidade Europeia, é um dos países mais desenvolvidos do mundo.
O Nazismo é um regime totalitário de extrema direita. O livro Minha Luta (Mein Kampf) escrito por Adolf Hitler possui a essência da ideologia nazista.
Características do Nazismo
· Totalitarismo – estado de forte direita
· Antiliberalismo – censura por parte do governo, regulamentação da economia pelo estado, limitação da liberdade individual etc.
· Militarismo – preparação militar do país para a Segunda Guerra Mundial.
· Anticomunismo – forte perseguição aos comunistas, além de profunda ligação com grupos capitalistas.
· Nacionalismo – desenvolvimento não tão ligado ao capital estrangeiro, propaganda patriótica etc.
· Racismo – pregava a supremacia da raça ariana e perseguia as raças chamadas de inferiores: negros e judeus. Os judeus também eram perseguidos devido ao exagerado nacionalismo econômico.
A maior manifestação do Nazismo foi durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha. Desde então, o