Alemanha
É considerado como um dos principais filósofos da ciência do século XX. A sua filosofia, e o seu racionalismo crítico contribuiu de uma forma muito enriquecedora para a discussão de antigos problemas da filosofia da ciência.Temos assim criadas ou redefinidas por ele, teorias sobre a sociedade aberta, engenharia social, essencialismo, falsificabilidade, psicologismo, Mundo 3, e muitas outras. Apesar de terem tido uma uma recepção desigual entre as diferentes escolas do pensamento, as teorias de Popper estão ainda subjacentes em muitas discussões científicas e epistemológicas actuais.
Efectivamente, as suas obras foram difundidas internacionalmente, chegando o seu pensamento científico, filosófico e sociopolítico a ser divulgado em inúmeros centros, o que faz dele um autor de grande referência.
É provável que Popper tenha tido uma maior repercussão pública devido ao seu interesse por assuntos de filosofia política e social. Um das obras de grande destaque de filosofia política de Karl Popper foi a Sociedade Aberta e os seus inimigos (1945), com a qual foi reconhecido como um intelectual famoso de ambos os lados do Atlântico.
Escrita durante a sua permanência, em Nova Zelândia, o texto foi o resultado do seu contacto com o ambiente histórico da guerra fria. Escreve contra os regimes totalitários nazi e comunista, por considerar que as ideias destes regimes estão em conflito aberto com a “sociedade aberta”. apresenta uma vasta crítica ao legado histórico, político e moral de três falsos profetas: Platão, Hegel e Marx.
A ideia central da teoria do conhecimento do filósofo Karl Popper resume-se ao “campo da filosofia pura mais abstrato”i, baseada em “conjecturas e refutações” Segundo Popper este método das conjecturas e refutações demonstraram experimentalmente que, o nosso conhecimento tem a sua origem no “ensaio e no erro”, ou seja progride por conjecturas e refutações,