Alemanha
Clima: Situando-se acima de 45ºN, a Alemanha possui o clima temperado, que apresenta as estações do ano bem definidas: no verão faz muito calor e no inverno muito frio e neve, mas chove em todas as estações.
Vegetação: A floresta temperada é conhecida como Floresta Negra. No Norte, predomina campos e pântanos e nas áreas mais elevadas, a vegetação é, em sua maioria, montanha.
Culinária: A culinária alemã é pouco conhecida entre os brasileiros, exceto entre descendentes. A idéia geral é a de que se trata de uma cozinha "substanciosa" e "generosa" e que valoriza carnes de porco, repolho e cozidos. Esta idéia geral não está totalmente incorreta, mas ao resumir a cozinha germânica a este conceito perdemos uma dezena de detalhes e variações culinárias, que, como em qualquer país, mudam de região para região.
Uma característica marcante da comida alemã é a mistura de frutas às comidas salgadas, como a sopa de cerejas e a sopa de enguias (com cenouras, ervilhas, aspargos, ameixas e damascos secos) especialidades de Hamburgo. Na região da Floresta Negra, há o lombo de veado servido com maçãs e recheado com frutas vermelhas. O tradicional Himmel und Erde ("Céu e Terra") é feito de purê de batatas e maçãs e servido com lingüiças grelhadas. Outros componentes típicos da cozinha alemã são os pães de todas as cores e formatos, como os integrais, de centeio e trigo ou ainda temperados gergelim e cominho (knackebrot e pumpernickel).
Informações gerais: A Alemanha é a economia mais rica da Europa. A indústria alemã é altamente desenvolvida em função da tecnologia empregada e eficiência produtiva. Os setores de serviços e finanças também merecem destaque. Embora tenha sido atingida pela crise econômica mundial de 2008, os efeitos não foram tão fortes quanto nos outros países europeus.
Principais produtos agro-pecuários produzidos: batata, trigo, cevada, beterraba, frutas, couves, bovinos, suínos, aves.
Principais produtos industrializados produzidos: