Alemanha entre as duas guerras
Alemanha
• Introdução: Alemanha entre as duas guerras
Século XX. Fim da Primeira Guerra Mundial. Dentro deste cenário de destruição europeia, a Alemanha, derrotada, era apontada como a grande culpada pela guerra. Como iria se comportar o governo diante tendo que arcar com as dívidas e reparações de guerra? Mais além, que medidas e políticas econômicas toma o governo alemão para tirar o país das profundezas da depressão?
E ainda, quando o país encontra-se finalmente recuperado das consequências da Primeira Guerra, e inicia-se uma época de prosperidade econômica, dentro de um cenário de otimismo, acontece, nos Estados Unidos a quebra da bolsa de Nova York, dando início à famosa crise de 1929, a qual, pelo fato de os Estados Unidos na época possuírem grandes relações econômicas no cenário internacional, instala-se pelo mundo todo, inclusive na Alemanha. Com grandes índices de desemprego, e uma economia bastante afetada em todos os seus setores, a Alemanha vive a ascensão do nazismo, que no governo, caminha para a instituição de uma autarquia como política de resolução da crise. Porém, quais realmente eram as intensões de tal governo como forma de solucionar a grande depressão econômica que vivia-se no país?
Veremos a seguir, como e a partir de quais políticas econômicas, a Alemanha se ergue após a sua derrota na Primeira Guerra, apresentando as principais consequências desse evento e o posicionamento internacional da Alemanha durante esse período. E mais adiante, como se origina a Crise de 29 que instaura-se no mundo inteiro, destacando seus impactos na Alemanha, assim como suas políticas de resolução, evidenciando é claro, a posição internacional ocupada pela Alemanha após a Crise, apresentando por fim, os desfechos necessários à uma apresentação da Segunda Guerra Mundial.
• Consequências da Primeira Guerra Mundial
a) Consequências técnicas
Durante os anos da guerra (4 anos), foi posta em ação na Alemanha